Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os podcasts são programas de áudio sob demanda, e o ouvinte pode escutá-los na hora que quiser, ao contrário dos programas de rádio tradicionais. Esse tipo de formato de áudio está cada vez mais popular no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Spotify em novembro, o consumo desse modelo de conteúdo no país cresce 21% ao mês desde janeiro de 2018.
A variedade do formato impressiona: é possível consumir notícias sobre política, ficar por dentro da opinião de críticos de cinema, ouvir comentários sobre campeonatos esportivos e testemunhar debates sobre qualquer assunto. A seguir, entenda o que é um podcast, a história por trás do modelo de conteúdo e o que é preciso para gravar os programas de áudio.
Podcasts são programas de áudio que podem ser baixados da Internet ou reproduzidos em serviços de streaming. Organizados em uma série de episódios, os podcasts podem tratar de diversos temas, desde política, entretenimento e esportes até sexualidade. É possível ouvir os episódios individualmente ou assinar o programa, que geralmente é gratuito.
O termo podcast vem da junção de “iPod“, dispositivo reprodutor de áudio da Apple, e “broadcast”, palavra em inglês que significa “transmissão”. Os créditos para a criação desse conceito são atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry e ao desenvolvedor de softwares Dave Winner. Em 2004, eles criaram um programa chamado “iPodder”, que permitia baixar automaticamente transmissões da Internet para iPods.
Não demorou muito para que as empresas reconhecessem o potencial da novidade. Em 2005, a Apple lançou o iTunes 4.9, a primeira atualização com suporte nativo a podcasts. No mesmo ano, o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush passou a disponibilizar suas transmissões semanais nesse tipo de formato.
No Brasil, os podcasts “Mamilos”, que debatem diversos temas polêmicos, “NerdCast”, produzido pelo portal Jovem Nerd, e “Café da Manhã”, programa de notícias diário do jornal Folha de S. Paulo, estão entre os mais reproduzidos nas plataformas de streaming.
Diferente dos programas de rádio tradicionais, os podcasts podem ser ouvidos a qualquer momento, basta acessar sites e serviços que agregam esse tipo de conteúdo. Um dos mais populares é o SoundCloud, que se destaca por permitir maior interação entre os podcasters e os ouvintes. Além disso, o serviço permite criar playlists, adicionar faixas para tocar mais tarde e, em alguns casos, baixar o áudio para o PC.